mundosapos

O MUNDO ONDE TODOS OS SAPOS&SAPAS PODEM UM DIA SER PRINCIPES ... BASTA SONHAR!!!!! SÓ É PENA EU NÃO ACREDITAR EM CONTOS DE FADAS ... PARA COMENTAR florzinhanina@iol.pt

segunda-feira, maio 01, 2006

IDANHA-A-NOVA









Vila sede de concelho, composto por 17 freguesias, é o segundo maior concelho do país, em termos geográficos.




As suas origens históricas não se conhecem com precisão, mas pensa-se que a construção do Castelo, em 1187, por Gualdim Paes, mestre da Ordem do Templo, constitui um marco importante. Em 1206, D. Sancho I, atribui-lha o título de vila e para a distinguir da antiga Idanha-a-Velha (Egiptânia), denominou-a de Idanha-a-Nova.




A administração desta ficou a cargo dos Cavaleiros Templários.Com uma campina fértil foi, em tempos, conhecida como o celeiro da Baira Baixa, estanto agora os interesses dos Agricultores virados para outros tipos de produções (como o tabaco, o tomate, o trigo, etc...).


O CASTELO
A vila de Idanha-a-Nova nasceu com a fundação do castelo, no último quartel do século XII, pelo célebre mestre da Ordem dos Templários, em Portugal, D. Gualdim Pais, que da região tomou o senhorio como fronteiro daquele lado dos vacilantes limites da nascente nacionalidade.
As fortificações de Idanha-a-Nova constavam de cerca de muralha com várias torres e portas, envolvendo toda a povoação e da cidadela, com uma alterosa torre de menagem.
A cerca amuralhada é de construção mais moderna e tanto esta como a cidadela de Gualdino Pais, sofreram várias reconstruções, mostrando-se hoje tudo bastante arruinado mas susceptivel de obras de conservação e restauração.
Sendo assim, dadas a antiguidade, tanto da cidadela como da muralha de circuito e os factos que ligam a povoação à história do país, a sua conservação impõe-se.
Neste momento pouco se vê só se imagina...
A BARRAGEM

Sitio optimo para pescar, tomar banho, fazer canoagem, moto 4 , moto de agua enfim , ou mesmo não fazer nada....


Já ficaram com água na boca agora é só ir lá, tem hotel ou parque de campismo com casinhas de madeira amorosas são duas horas e meia de caminho , aqui de Lisboa , mas vale a pena, aproveitam vão a Idanha-a-Velha, Monsanto , muito muito giro...

2 Comments:

  • At 9:08 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Portugal de mil recantos tem encantos que só os mais aventureiros conhecem ...
    Vale a pena ir por ai fora e descobrir esses pedaços de paraiso perdido nos tempo...
    Bem aventurados aqueles que se aventuram nessa descoberta e passam uma palavra de incentivo!
    Fiquei cheia de vontade de ir visitar, até porque não conheço

     
  • At 3:29 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ha imenso tempo que nao vou lá, ja tenho saudades.

    Bjcs.

     

Enviar um comentário

<< Home